Resenha - A Menina Submersa - Caitlin R. Kiernan
Um livro dentro de um livro.

Autora: Caitlin R. Kiernan
Editora: Darkside Books
Páginas: 320
Sinopse: "Com uma narração intrigante, não-linear e uma prosa magnífica, Caitlín vai moldando a sua obsessiva personagem. Imp é uma narradora não-confiável e que testa o leitor durante toda a viagem, interrompe a si mesma, insere contos que escreveu, pedaços de poesia, descrições de quadros e referências a artistas reais e imaginários durante a narrativa. Ao fazer isso, a autora consegue criar algo inteiramente novo dentro do mundo do horror, da fantasia e do thriller psicológico."
“Este livro é o que é, o que significa que ele pode não ser o livro que você espera que seja. ” CRK
Você entenderá o porquê.
O livro consegue impressionar só pela sua beleza estética , contendos duas versões de capas , e uma mais LINDA que a outra.

É impossível não se apaixonar pelas capas , principalmente pela edição especial , que é tão rica em detalhes ; o alto-relevo , as cores , o marcador , as páginas , é simplesmente encantador , de fato não é um livro que passaria despercebido em uma prateleira.E mesmo com todo esse amor que sinto pela beleza desse exemplar , garanto que essa não é melhor coisa do livro , o conteúdo dentro dessas páginas é surpreendente.
Submersa nunca fará tanto sentido pra você quanto no decorrer dessa leitura , pois de fato o livro te deixara submerso , em meio a tantas historias ,e personagens , e metaforas , e duvidas , e loucuras , e sintomas , você sera engolido pelo mundo de Imp , você vivera como Imp , e o porque disso ? simplesmente porque A menina submersa é um daqueles livros que não podem ser comparados a nenhum outro , não por ser melhor ou pior , mas por ser único.
“…Uma história de fantasmas com uma sereia e um lobo.”

Imp mais do que narra a história , ela escreve sua própria história , sim isso mesmo um livro dentro de um livro , a personagem nos conta todas as suas histórias em detalhes, porem são todas muito confusas e conturbadas , com contradições e incertezas , afirmações feitas em um capitulo podem ser desmentidas no próximo com uma naturalidade e ingenuidade da personagem que demonstra de fato toda a sua instabilidade , mentiras são ditas a todo momento e assuntos incompletos irão se completando ao longo do livro , e outro detalhe muito importante : ordem cronológica nesse livro é quase inexistente , por isso para algumas pessoas ler A menina submersa pode ser uma tarefa não tão fácil.
“Ninguém nunca dissera que você deveria estar morto e enterrado para ser um fantasma. Ou, se alguém disse, estava errado.”
Imp desde o principio do livro se caracteriza como louca , aceita quem é e convive abertamente consigo mesma "é um mito dizer que pessoas loucas não saibam que são loucas..." , mas Imp de fato vem pra representar uma pessoa louca ? vem expor a doença em questão ? ABSOLUTAMENTE NÃO , Imp nada mais é do que a representação extrema da mente humana , que é cheia de incertezas , pertubações e alucinações que as pessoas costumam ignorar , mas que estão em nossa mente a todo segundo, claro que a autora levou todas essas características ao extremo , tornando a personagem mais densa e complexa.

Mais do que um livro de ficção , terror ou fantasia ,eu não teria uma classificação especifica para A menina submersa , pois quando se começa a ler o mix de emoções que irão te invadir certamente te deixarão confuso ,pois mesmo sendo perturbador e agoniante em alguns momentos é tão sutil e simples em sua narrativa que te também te causara duvidas.
E mais do que mostrar o que a personagem sente é você sentir por ela ,isso é uma das minhas coisas favoritas do livro , consegui absorver toda a escuridão e sensações presentes , porem de uma forma positiva !
Não darei muitos detalhes da história , pois não seria justo privar vocês da emoção de cada cena , cada capitulo ,e se decidir iniciar a leitura peço que se prepare , pois não será uma leitura qualquer , nem algo simples de se entender, necessita de uma atenção especial e um carinho e compreensão além do costume , e além de preparo eu peço também que nao desistam.
Li em uma resenha a seguinte frase: " um livro de uma escritora para escritores(as)..." e de certa forma eu concordo , pois é um universo lúdico e único , que infelizmente não pode ser visitado por todos, isso não significa que nem todos possam ler , mas sim que algumas interpretações serão mais intensas do que outras.
Entrar na mente de Imp te causará danos ! bons ou ruins ? isso vai depender dos seus fantasmas.
